1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Xiaomi 12T

 

Para quem esteja a procurar dispositivos de qualidade a um preço acessível, os equipamentos da Xiaomi são, muitas vezes, a escolha mais acertada. No entanto, com dezenas de novos dispositivos lançados praticamente todos os anos, pode também ficar complicado encontrar um bom modelo para todos os gostos.

 

Mas ainda se encontram algumas ofertas a ter em conta, e uma delas é o Xiaomi 12T. Hoje vamos analisar melhor as características deste dispositivo, bem como os seus detalhes, numa review dedicada.

 

Atualmente, o Xiaomi 12T pode ser encontrado por pouco mais de 500 euros, dependendo do local de compra, o que o torna uma excelente opção para quem não pretenda investir num smartphone premium, mas para quem também não pretenda comprometer ao nível de características.

 

> Design

Começando pelo design, este mantém o estilo que se encontra na restante linha de smartphones da Xiaomi, com curvas ligeiras em toda a estrutura, um ecrã de bordas reduzidas e um sistema de câmaras que se destaca na parte traseira.

 

As câmaras encontram-se num módulo ligeiramente sobressaído da estrutura, e à primeira vista quase que poderiam ser confundidas com um dispositivo mais “premium” da marca. Na verdade, a única diferença entre o design do 12T e o mais avançado 12T Pro encontra-se na pequena descrição de “108MP” junto da câmara principal traseira.

 

Xiaomi 12T press foto

 

Apesar de a estrutura da câmara sair um pouco da parte traseira do equipamento, não afeta o uso de forma considerável, nem é suficiente para causar oscilação quando este se encontra numa superfície plana.

No entanto, a estrutura de vidro traseira faz com que este atraia rapidamente impressões digitais, e também o tornam bastante mais escorregadio para o uso no dia a dia. Este é um equipamento onde vai querer usar uma capa para garantia de segurança extra.

 

A desvantagem da capa encontra-se no facto de vir a ocultar o efeito mate que se encontra no painel traseiro, que certamente cativa ao olhar. Neste caso encontramo-nos a analisar a versão em preto, mas encontra-se também disponível a versão Silver e Azul, que possuem igualmente efeitos interessantes neste ponto.

 

Na parte frontal encontra-se o ecrã, onde se destaca a câmara de 20 MP com suporte para desbloqueio pelo rosto e um leitor de impressões digitais integrado no ecrã. De destacar ainda a existência de duas colunas para a saída de som, e até uma entrada de 3.5mm – algo raro para os dispositivos atuais.

 

> Ecrã

 

Um dos grandes aspetos deste dispositivo encontra-se no ecrã. Com 6.67 polegadas, este conta com a tecnologia OLED, juntamente com uma taxa de atualização de 120 Hz e um touch sampling de 480 Hz. Não é perfeito para jogos, mas sem dúvida a qualidade dos conteúdos é notável.

 

O uso da tecnologia OLED permite que as cores sejam vibrantes, com pretos profundos e sem lag sentido mesmo em jogos mais pesados. De destacar ainda a resolução de 1440p, que permite obter uma qualidade superior para alguns conteúdos.

 

Apesar de o sistema configurar o ecrã, por padrão, para os 120 Hz, este altera automaticamente para os 60Hz quando se encontra a apresentar conteúdos estáticos, para poupar bateria. No entanto, os utilizadores podem optar por manter sempre a 60/120Hz, caso prefiram.

Com um brilho de 900 nits, é mais do que nítido mesmo em sol direto.

 

> Características e hardware

 

Sendo um modelo dentro da categoria de dispositivos de gama intermédia da Xiaomi, será de esperar que o desempenho do mesmo seja a condizer. E neste ponto, pode-se dizer que o Dimensity 8100-Ultra da MediaTek atinge o que promete.

 

Este chip ainda é capaz de obter um excelente desempenho, que se traduz num uso suave do sistema em praticamente qualquer situação. O modelo do 12T Pro conta com o Snapdragon 8+ Gen 1, que fornece um pouco mais de desempenho final, mas ainda assim nada que seja consideravelmente sentido pelos utilizadores no dia a dia.

Além disso, contando com 8GB de memoria RAM, ajuda a ter espaço suficiente para manter várias aplicações ativas em segundo plano, sem que isso cause grande impacto no sistema.

 

Utilizando a aplicação Geekbench 5, conseguimos obter cerca de 3851 pontos no desempenho. Para comparação, o 12T Pro obteve 4099 e o modelo mais antigo do Xiaomi 11T cerca de 2931.

 

grafico de comparação de desempenho

 

Apesar disso, para os utilizadores mais exigentes, é possível que se sinta algum lag em determinadas tarefas – no entanto, não conseguimos verificar se isso deve-se ao poder de processamento ou sobre o software da MIUI.

 

Notamos sobretudo algum lag quando o sistema começa a ter várias apps ativas em segundo plano, e se pretende realizar a alternância rápida entre as mesmas. No entanto, para a maioria não será um problema, e não sentimos qualquer falha mesmo em jogos mais pesados.

 

> Câmara e vídeo

 

Um dos grandes destaques do Xiaomi 12T encontra-se a nível das câmaras. O sensor principal de 108MP promete (e fornece, como iremos ver de seguida), boa qualidade de imagens.

Por esta altura, não adianta comparar diretamente grandes números a nível de MP, sendo que uma grande parte da qualidade dos conteúdos é feita também por causa do software. No entanto, não existe como negar que os 108MP permitem capturar mais conteúdos em detalhe nas fotos.

 

câmara de 108MP do Xiaomi 12T

 

O sensor permite captar imagens vivas e com cores realistas, sendo que o foco também é rápido, até mesmo em objetos que se encontram contra a luz ou de grande contraste. No entanto, em algumas situações, as fotos apresentam cores mais saturadas do que a realidade – em parte devido ao processamento de software feito na câmara.

A câmara da MIUI aplica alguns filtros de forma automática – que podem ser desativados – com vista a adaptar as cores aos conteúdos, mas em certas condições pode levar a que a saturação seja demasiado elevada, tornando o conteúdo final meio que “irrealista”.

 

Mesmo com o sol direto, a qualidade das fotos finais apresenta-se boa, com detalhes visíveis. Mas é importante sublinhar que a experiência pode variar conforme o cenário. Em certos casos tivemos de captar várias imagens da mesma situação, para podermos conseguir obter uma foto com o contraste, efeito e foco certo.

 

imagem de exemplo de foto

imagem de exemplo do Xiaomi 12T

Xiaomi 12T foto de exemplo

 

Ao mesmo tempo, como não possui um sensor de profundidade dedicado, este efeito terá de ser realizado via software, o que nem sempre resulta nas condições que se espera. Sem dúvida que o efeito é conseguido, mas certas linhas de separação do objeto e do fundo encontram-se “difusas”.

 

A câmara da MIUI conta ainda com uma opção de Modo Noturno, que permite captar fotos em ambientes mais escuros. No entanto, os resultados finais apresentam imagens com qualidade aceitável, mas onde é visível o ruído tradicional das fotos neste género de ambientes.

 

foto de noite do Xiaomi 12T

 

A câmara de 8MP ultra-wide, mesmo tendo uma qualidade inferior, permite ainda assim captar imagens perfeitamente aceitáveis do ambiente em redor do utilizador. Obviamente, não serão tão detalhadas como as capturadas pela câmara principal, mas perfeitamente ajustadas para uso em redes sociais.

 

Existe ainda uma câmara de 2MP para macro, onde a qualidade fica longe de perfeita, embora não seja propriamente algo que a maioria dos utilizadores venham certamente a usar.

 

Na câmara frontal temos um sensor de 20 MP no pequeno “buraco no ecrã”, que permite capturar imagens de boa qualidade. Em ambientes com boa luz, as selfies são de qualidade, com detalhes notáveis. No entanto, atenção que a câmara ativa o efeito de “beleza” automaticamente, o que pode resultar em alguns ajustes automáticos que não se pretenda.

 

O Xiaomi 12T suporta ainda a gravação de vídeos até 4K a 30 FPS, sendo que o sensor principal conta com o sistema de estabilização de imagem. É ainda possível usar os efeitos de gravação em câmara lenta até 960 FPS, dual vídeo – que permite gravar vídeo tanto da câmara frontal como traseira, ao mesmo tempo – juntamente com outras funções de vlog e efeitos.

 

> MIUI

 

Na altura em que realizamos a review, o 12T encontrava-se com a versão da MIUI 13, ainda sendo baseada no Android 12. No entanto, recentemente foi lançada uma atualização para a MIUI 14 e baseada no Android 13, que certamente conta com algumas alterações e melhorias que se encontram disponíveis apenas nesta versão.

 

Ainda assim, quando realizamos o teste, a MIUI comportou-se como era esperado – e qualquer utilizador que tenha usado um dispositivo da xiaomi nos últimos anos certamente que vai habituar-se rapidamente à mesma.

 

No entanto, um problema que continua a existir sobre a MIUI ainda continua a ser o bloatware. Apesar de contar com funcionalidades interessantes para os utilizadores, o sistema encontra-se consideravelmente “pesado” com apps e funcionalidades desnecessárias, que acabam por tornar a experiência ligeiramente inferior ao esperado.

 

Nada que não se possa resolver, mas exige trabalho dos utilizadores para o fazer – o que não deveria ser necessário.

 

No entanto, a Xiaomi agora encontra-se a fornecer três anos de atualizações do Android para os seus dispositivos mais recentes. Em teoria, o 12T deve vir a receber atualizações até ao Android 15, e suporte até meados de 2026.

 

> Bateria e carregamento

 

O Xiaomi 12T encontra-se com uma bateria de 5000 mAh, com o destaque a ser dado ao sistema de carregamento a 120W. Este permite, segundo a empresa, carregar o dispositivo em menos de 30 minutos na sua totalidade.

Nos testes que realizamos, esta promessa verifica-se, sendo bastante agradável de ver que a bateria em menos de 30 minutos carrega totalmente para um novo uso – quem esteja sempre com pressa certamente que vai apreciar.

 

A autonomia da mesma permite que seja usada durante um dia inteiro sem grande problema. No entanto, este ponto vai variar conforme o uso que seja dado. Nos nossos testes, usando o dispositivo de forma diária para uso moderado, verificamos que chegávamos ao fim do dia ainda com 10-15% de bateria. Poderia ser melhor caso sejam aplicadas algumas alterações, como alterar para o modo de 60 Hz do ecrã.

 

> Preço

 

O Xiaomi 12T pode ser encontrado a partir de 500 euros em lojas como a Amazon de Espanha, o que o tornam uma excelente opção para quem pretenda um dispositivo rápido, de boas características, e que não pese na carteira.

 

> Avaliação final

 

O Xiaomi 12T possui alguns pontos positivos e negativos que se deve ter em conta, mas sem dúvida é um excelente equipamento para quem procura um smartphone para usar no dia a dia, com boas características, e que tenha um preço em conta.

 

O ecrã OLED de 6.67 polegadas revela-se como um ponto forte, com conteúdos de qualidade. Este conjuga-se ainda com as câmaras, onde o sensor principal de 108MP permite captar fotos e vídeos de boa qualidade, embora ainda exista espaço de manobra – mas tendo em conta o preço, não seria de esperar diferente.

 

A bateria poderia melhorar na autonomia, algo que eventualmente pode vir a acontecer com futuras atualizações da MIUI, mas o facto de ter 120W de carregamento permite que se volte à ação rapidamente.

 

Avaliação do TugaTech

 

Para quem esteja disposto a superar alguns desses problemas, ou que não sejam propriamente algo que tenha impacto, certamente que o Xiaomi 12T é um dispositivo a recomendar.

 

O TugaTech gostaria de agradecer à Xiaomi a disponibilidade do dispositivo para teste.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech